Pular para o conteúdo

Francana

30/04/2010

Elivelton Alves Rufino nunca foi um craque. Jogador esforçado, era o famoso “coringa” que os treinadores tanto gostam, pois atuava em várias posições pelo lado esquerdo do campo, sem reclamar. Com sua perna canhota, desfilou seu futebol pelo Brasil afora em quase 20 anos de carreira.

Mas Elivelton tem fama de ser um cara iluminado. Sempre esteve no lugar certo, na hora certa. Ele foi um coadjuvante de peso em vários times vitoriosos – embora algumas vezes tenha sido o grande protagonista das conquistas. Vale a pena até falar sobre seus principais triunfos.

O jogador começou no São Paulo de Telê Santana. No Morumbi, ele cansou de ganhar títulos: foram dois paulistas (1991 e 1992), um brasileiro (1991), duas Libertadores (1992 e 1993) e um Mundial Interclubes (1992). Em 1995, fez parte do Corinthians campeão da Copa do Brasil e ainda marcou o gol do título paulista sobre o maior rival, o Palmeiras.

No ano seguinte, ele foi parar no Palestra Itália, participando do famoso time dos “100 gols” que foi campeão paulista com sobras. Mas foi em 1997 que Elivelton atingiu seu ápice na carreira, ao ser campeão mineiro e marcar, com a perna direita (que não é a boa) o gol do título da Libertadores pelo Cruzeiro. Tá bom ou quer mais?

Já veterano e no ocaso da carreira, Elivelton acertou com a simpática Associação Atlética Francana, tema deste post, e virou ídolo na terra do sapato.

Fundada em 1912, o time do interior paulista tem 97 anos de história e apenas um título: a Série A2 paulista de 1977

Peça arranjada pelo querido amigo Breninho, que fez faculdade de contar historinha em Franca, mas atualmente está participando do filme “De volta para o cursinho II”. Pedi uma camisa com nome e número da fera Elivelton, e meu grande parceiro de estádio não me decepcionou. Esse “belo” modelo da Deka é um dos mais alternativos da coleção!

O nome do estádio da Francana merece menção honrosa: "Lanchão", em homenagem ao Dr. José Lancha Filho; neste local aconteceu um dos piores jogos da história do futebol: Francana 1 x 0 Botafogo-SP, pela Copa Paulista de 2009

Essa foto dispensa comentários

Para terminar, dois gols do camisa 10 Elivelton pela Vetenana, como a equipe de Franca é conhecida. No primeiro, ele cobra falta com maestria e marca na vitória sobre o São Bernardo, pela Série A3 (veja aqui). Já no segundo, Elivelton bate pênalti com muita classe no triunfo sobre o Força (veja aqui). Joga muito, né não?

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

7 Comentários leave one →
  1. Breno permalink
    30/04/2010 13:50

    Errata: O Jogo foi 1×0 pra Francana

    E gostaria de dizer que não gostei nada desta brincadeira com a foto e que o seu Laranjeira é um senhor sério e voce é um paiaço

  2. Goulart permalink
    30/04/2010 15:20

    Só vou comentar porque gostei da foto do nosso querido amigo obeso Breno Thadeu.
    num entendi onde que vc erro que o breninho ta enchendo o saco

  3. André Orlando permalink
    09/05/2010 19:52

    nao vai ter nenhuma liga do cartola q vcs criaram…..abraçao

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      10/05/2010 22:13

      Pede pro Almeidinha te adicionar na Liga Caixa d’Água Eu Vi a Agressão – O Retorno

  4. Victor permalink
    10/05/2010 13:40

    Grande Franca. Graças a essa cidade nosso amigo Maurício pode comprar diversos modelos de bota, já que é um garoto rústico e do mato. Mauricio que jogava futebol muito bem, zagueiro que só interceptava lances com sua considerável cabeça. Se tivesse jogado um torneio de índios com uma purunga teria feito sucesso e chegado a seleção indoeuropéia que teve ínicio com o jogador Martim.

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      10/05/2010 22:13

      Fora o que nosso querido amigo Caetano aprontou por lá recentemente…

Deixe um comentário