Pular para o conteúdo

Newell’s Old Boys

02/06/2011

Acho legal quando uma torcida adota um apelido que os rivais usavam anteriormente como provocação, como o Palmeiras fez com o porco e o Flamengo com o urubu. O caso mais emblemático disso talvez seja o do centenário Club Atlético Newell’s Old Boys, da Argentina, junto com seu rival Rosario Central. Os torcedores do Newell’s são conhecidos como leprosos, enquanto os do Central são chamados de canalhas. Tudo por conta de um jogo amistoso que nunca chegou a acontecer.

O time rubro-negro organizou uma partida beneficente para arrecadar fundos para ajudar os hospitais no tratamento contra a lepra em Rosario. Jogadores em campo, torcida na arquibancada, tudo muito bem, tudo muito bom… Só faltou o adversário aparecer! Depois desse mico, o time e os torcedores do Central ficaram conhecidos como canallas, enquanto os hinchas do Newell’s são até hoje chamados de leprosos. As alcunhas pegaram e hoje são motivo de orgulho e identificação.

Aliás, o nome “sério” do Newell’s, tema deste post, tem origem diferente: é uma homenagem ao inglês Isaac Newell, imigrante inglês. Fundador do Colégio Anglicano Argentino, que deu origem ao time, trouxe de sua terra natal uma bola e as regras do futebol, que logo fizeram sucesso entre os alunos. Os estudantes resolveram levar o jogo a sério e fundaram o Newell’s Old Boys (“ingressantes [da escola] de Newell”), em 1903. Confira a bela camisa leprosa.

De torcida fanática, o Newell's Old Boys tem cinco títulos argentinos. No entanto, está desde 2004 sem ser campeão

Camisa comprada no calçadão comercial da bela Rosario. É sempre muito engraçado entrar numa loja de esportes e pedir uma camisa para um vendedor que torce para o time rival. Nessa tienda, porém, acabei pedindo a peça para uma moça que era leprosa fanática, e queria me empurrar o casaco, a camisa de viagem, a mala oficial do Newell’s, etc. Fiquei só com a camisa, mesmo…

O time manda seus jogos no simpático estádio Coloso del Parque, que desde 2009 na verdade se chama Marcelo Bielsa - uma merecida homenagem a "El Loco" Bielsa, técnico dos títulos argentinos de 91 e 92

Celeiro de craques, o Newell's é responsável por revelar o melhor jogador do mundo na atualidade: Messi. Outros craques, como Batistuta, Valdano, Ortega e Maradona também passaram pelo clube

O último título importante do time rubro-negro de Rosario foi o Apertura de 2004, conquistado de forma emocionante por dois pontos de vantagem sobre o Vélez Sarsfield. Confira aqui alguns dos gols mais importantes da campanha campeã dos leprosos, com a sempre sensacional emoção dos narradores argentinos.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

3 Comentários leave one →
  1. 23/06/2011 11:07

    Não sei que camisa é essa. Só sei que te amo!

  2. Alexandre (Lezin) permalink
    06/07/2011 13:03

    Linda camisa! E que amor hein…hahahahaha
    Grande Abraço.

Trackbacks

  1. Newell's Old Boys 1988 com Batistuta - Botões & Esquadrões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: