Pular para o conteúdo

Deportes Tolima

16/04/2011

Quando o Internacional perdeu para o Tout Poussant Mazembe no Mundial de Clubes 2010, o futebol brasileiro sofreu sua maior humilhação na história. Esse fato, porém, durou pouco. Cerca de dois meses depois, um clube paulista roubou do Colorado o vergonhoso posto: o Corinthians.

Comandado por um redondo Ronaldo, o clube do Parque São Jorge foi o primeiro time brasileiro eliminado na fase pré-Libertadores, após cair na série contra o desconhecido Corporación Club Deportes Tolima, da Colômbia (0 x 0 no Pacaembu, 2 x 0 no Manuel Murillo Toro).

A façanha deu projeção mundial ao clube vinho e dourado de Ibagué, cidade localizada no corazón colombiano. No Brasil, as piadas mais frequentes eram trocadilhos com o nome do time: “Toliminado”, disseram até mesmo os jornais depois do vexame corintiano.

Classificado para o grupo 7 da Libertadores (junto com Cruzeiro, Estudiantes-ARG e Guarani-PAR), El Vinotinto terminou em terceiro e não foi à fase final da competição continental. Ah, Corinthians… Olha só no que você foi se meter…

Além da vitória sobre o Corinthians, o Tolima tem como outras glórias um título da primeira divisão (2003) e um da segundona (1994) de seu país

Camisa encontrada com muito suor em Bogotá, capital colombiana. Depois de procurar em trocentas lojas, fui achar essa única na ótima FSS (“Francamente, Somos Superiores”). E ainda dei sorte de encontrar o modelo que o time usou nos jogos contra o Corinthians e em sua participação na Copa Libertadores. Destaque para o escudo bordado em linhas douradas.

O destaque do time é o atacante Wilder Medina, que marcou o tento que fechou o caixão corintiano em Ibagué. Talentoso, o atacante é conhecido por sua paixão pela marijuana

Com 56 anos bem vividos, o Deportes Tolima joga no estádio Manuel Murillo Toro, com capacidade para 33000 aficcionados. Quem conheceu o campo não falou muito bem, não...

O título colombiano de 2003 do Tolima foi conquistado após emocionante decisão por pênaltis contra o Deportivo Cali (o time que perdeu a Libertadores para o Palmeiras). Na primeira partida da final, Tolima 2 x 0 em Ibagué. O Deportivo devolveu a diferença em casa: 3 x 1. Na marca da cal, deu Vinotinto. Confira aqui as cobranças e a festa.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

15 Comentários leave one →
  1. Fito permalink
    16/04/2011 15:11

    Para mim, essa camisa é o maior troféu da sua coleção! Queria uma para mim também!

  2. 18/04/2011 17:16

    Mais feia que classificado de jornal de bairro de cidade interiorana. Mas fez história, pois foi a última que venceu o Fofômeno em campo num jogo oficial. E a única a roubar pontos do Cruzeiro na fase de grupos da #libertadoresobsesion. Então merece a reverência…

  3. 20/04/2011 11:04

    – Goleador da marijuana.
    – Patrocínios de drogas e aguardente na camisa.
    – O maior torcedor é um louco que se acha um índio.
    – Um time que se auto-intitula Corporação (essa eu não ouvia desde a OCP do Robocop. Mas para os amigos é Policial Murphy).

    O Corinthians conseguiu perder pra um time que é praticamente montado com pessoas internadas na casa de Reabilitação do Rafael Ilha, ex-Polegar e atual Raiovac. Será que sobra uma vaga para Papelopez e Roberto Brum e sua águia no Tolima?

  4. Luiz Guilherme Madeira (LG) permalink
    25/04/2011 16:07

    Fala meu amigo! Essa camisa aí é bonita demais! Foi lindo ver o “timão” levando pancada deles, e depois meu poderoso Cruzeiro enfiar um belo 6 x 1 na fase de grupos.

    Muito bom seu blog. Parabéns!

    Abração!

    LG

  5. Micaela permalink
    10/05/2011 23:08

    TOluca, TOlima… TO achando uma falta de consideração com seus leitores essa falta de atualização do blog.
    Não é só pq foi entrevistado pela Rádio Bandeirantes que pode ter esse descaso com seus apreciadores. =P

  6. Leandro Pedra permalink
    12/08/2011 16:57

    Aí, carcamano sujo, perdedor de duas guerras:

    tudo bem que o Corinthians é o maior clube em todos os critérios subjetivos possíveis, graças à vós… mas querer imputar o fato de perder prum clube que fez OITO PONTOS na fase de grupos da Libertadores como maior vexame é ridículo… isso nem se compara com o vexame dos seus antepassados fedorentos, amigo… chega nem perto. Então qualquer derrota para um clube com 7 pontos na fase de grupos da Liberta já supera isso, certo?

    Mas o que fazer e falar para um torcedor de um clube decadente, um mouro sujo proveniente do sul da Itália (africanos puros). És palmeirense, mourão? Se fores, então nem devia falar nada pois tu era um carcamano sujo AINDA VIRGEM na época do título relevante de seu clube, o quarto grande paulista segundo um amigo cruzeirense meu.

    A derrota para o Tolima (pior time da história que fez oito pontos na Liberta) nem me abala, o que me deixa puto é vir um árabe, um berbére nojento com pinta e “grife” de carcamano imundo que perdeu duas guerras (trazendo ao Brasil toda uma horda de covardes que abandonaram seu país) vir imputar fatos totalmente mentirosos a respeito.

    Passar bem, mouro. Vai comemorar as derrotas do Timão no suvaco de seus antepassados italianos, o país com o sangue mais árabe da Europa (se quiser dou link), e hoje temos de aguentar isso, FUJÕES PERDEDORES querendo botar banca. Eu mereço?

  7. Leandro Pedra permalink
    12/08/2011 17:16

    ainda além de ser tudo isso acima de DOBLECAMISETA (vc sabe o que é) e simpático ao Benfica…. minha nossa, morre logo, gajo… viva o Porto!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      12/08/2011 17:19

      Sou simpático a quase todos os times do mundo, mas não tenho uma camiseta do Porto… Quer me dar uma de presente?

  8. 09/02/2014 17:39

    você vende essa camisa

  9. Wandenberg permalink
    20/02/2020 12:12

    Onde posso comprar essa camisa???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: