Pular para o conteúdo

Toluca

14/02/2011

Já ouviu falar de Amaury Epaminondas Junqueira, o popular Amaury Marreco? Eu também não tinha nem idéia de quem era este figura até começar a pesquisar o Deportivo Toluca Fútbol Club S.A. de C.V., um dos mais vitoriosos times do México.

Esse meio-campista brasileiro começou a carreira no Vasco e depois foi para o São Paulo. No Morumbi, o cara virou um monstro goleador, anotando 68 gols em 112 jogos, ótima média de 0,6 gol/partida. Em 1958, inclusive, o cara fez 44 em 60 jogos! Um absurdo!

Foi aí que fui surpreendido: imaginei que, depois desse sucesso todo, Amaury Marreco tinha arranjado uma ótima transferência para um time da Europa. Que nada! Ele foi parar no desconhecido Oro de Jalisco, do México, time que praticamente nem existe mais. Como pode um negócio desses?

Só sei que depois ele foi parar no Toluca, e acabou se destacando também: ocupa o posto de 10⁰ maior artilheiro da história do clube. Agora que você conhece a lenda Amaury Marreco, aproveite para conhecer esta bela camisa dos Diablos Rojos do México.

Fundado em 1917, o poderoso time da cidade de Toluca de Lerdo é o segundo maior ganhador de campeonatos mexicanos, junto com o América: tem 10 títulos

Camisa comprada em uma loja esportiva Martí, na Cidade do México. Aliás, fica a dica aos apaixonados por camisas: quando forem ao México, procurem essas tiendas deportivas! É garantia de achar camisas legais a ótimos preços.

Além dos vários títulos nacionais, o Toluca se destaca pelas suas duas conquistas da Copa dos Campeões da Concacaf, a Libertadores da América do Norte e Caribe: os títulos vieram em 1968 e 2003

O grande rival do Toluca era o Coyotes Neza, mas o time acabou ficando esquecido nas divisões inferiores do México. Em 1991, foi fundado o Toros Neza, que passou a ser o nêmesis do Toluca, apesar de ser um timeco

O último título nacional do Toluca é bem recente: foi conquistado no Clausura 2010, campeonato que teve o nome de Torneo Bicentenario 2010. A taça veio após INACREDITÁVEL decisão por pênaltis (resultado de dois jogos empatados – 2 x 2 e 0 x 0) contra o Santos Laguna. Confira as penalidades aqui, com direito a cavadinha que deu errado e incrível virada na marca da cal. Aquela torcida atrás do gol fez a diferença!

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

4 Comentários leave one →
  1. Mica permalink
    01/03/2011 23:46

    Porque não deveria acreditar que o jogo da fachada do blog aconteceu?

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      02/03/2011 0:05

      Porque é um absurdo ter um jogo desses, ainda mais na Turquia! É como se um dia tivesse Botafogo de Ribeirão x Real Madrid em Nova Délhi, algo assim!

  2. Jrmelotti permalink
    05/03/2011 1:15

    Muito legal a idéia do blog
    eu ñ conhecia e agora vou tentar acompanhar sempre
    parabéns msm

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      05/03/2011 16:10

      Muito obrigado pelos elogios e pelo comentário! Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: