Pular para o conteúdo

Tigre

16/11/2010

Um dos campeonatos de futebol mais legais do mundo é o argentino. Assim como o Brasileirão de pontos corridos, é quase sempre muito equilibrado, com várias equipes tendo chances de títulos e verdadeiras “finais” nas últimas rodadas.

Sou contra o tal sistema de Apertura e Clausura (os campeonatos só tem um turno, e há dois campeões nacionais toda temporada, a não ser que o mesmo time leve os dois turnos), mas ele acaba criando situações interessantes para os times pequenos.

Lembro certa vez que estava na Argentina e presenciei o quase título do até então desconhecido (pelo menos para mim) Club Atlético Tigre. O time chegou até o triangular final do Apertura 2008, contra os gigantes Boca Juniors e San Lorenzo, e não fez feio.

Após uma derrota por 2 x 1 para o San Lorenzo e uma vitória por 1 x 0 sobre o Boca, o Tigre ficou em segundo lugar, perdendo o título para o clube da Bombonera por apenas um gol de saldo (+1 a 0, e detalhe que o “gol do título” do Boca saiu aos 47min do segundo tempo na vitória por 3 x 1 sobre o San Lorenzo). Um feito e tanto para um time pequeno.

E aí está a camisa do Tigre, um simpático time que é, atualmente, uma das forças do futebol argentino.

Tradicionalíssimo, o time da grande Buenos Aires tem 108 anos de história. Nesse tempo todo, faturou seis títulos da segundona argentina

Peça comprada em Buenos Aires, na época que o Tigre estava brilhando e a Topper resolveu acertar aquele contrato de ocasião. Tenho carinho especial por essa camisa, pois foi com ela que marquei um dos mais belos gols da minha carreira, uma sapatada do meio da rua direto na gaveta direita do gol defendido pelo mito Hernandão. Acredite se quiser…

Em 1956, o Tigre realizou uma excursão genial ao exterior, e jogou contra times como o Boca Juniors de Cali (COL), Deportivo Municipal (PER) e seleções do Haiti e Aruba (a ilhaa caribenha)

O grande ídolo do time é Barnabé Ferreyra, chutador tão potente que ganhou o apelido de "La Catapulta". Nos anos 30, marcou 232 gols em 228 partidas oficiais (dados da IFFHS), média de mais de um por partida, algo conseguido apenas por nomes como Arthur Friedenreich

Talvez mais marcante do que os vices argentinos nos Aperturas 2007 e 2008 foi a subida do Tigre para a primeira divisão, em 2007. Depois de vencer por 1 x 0 em casa, o time disputou uma verdadeira guerra contra o Nueva Chicago (time conhecido por ter uma torcida apaixonada e violenta, além de belas cheerleaders), fora, na cancha de Mataderos (belo nome!).

O 1 x 2 foi muito comemorado e emocionante (veja os gols), mas a subida foi manchada pelas brigas entre as torcidas depois do jogo e pelos objetos arremessados em campo pelos torcedores. Detalhe que o time do Nueva Chicago tinha no comando de ataque Federico Higuaín, irmão de Gonzalo Higuaín, do Real Madrid.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

8 Comentários leave one →
  1. 17/11/2010 12:51

    QUE ABSURDO, SEU MACHISTA! O QUE É ESSA FOTO DAS CHEERLEADERS? MICAELA LEPERA, A SRTA. JÁ VIU O QUE ESSE CAIPIRA ANDA FAZENDO NA SUA AUSÊNCIA?

    EU VÔ RRRRASGÁ ESSE PAÍS!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      17/11/2010 12:54

      É o estagiário do meu blog que anda aprontando essas coisas… vou demiti-lo por justa causa…

      • Renato D'e Santino permalink
        17/11/2010 12:59

        Chicô.

      • Francisco De Laurentiis permalink*
        18/11/2010 22:44

        SANTÔ!

  2. Renato D'e Santino permalink
    17/11/2010 12:53

    A Micaela sabe que você anda colocando fotos de mulheres seminuas no seu blog, Chico?

  3. Renato D'e Santino permalink
    17/11/2010 12:57

    Micaela Lepera, seu namorado anda frequentando o Hooters Brasil, sabia?

  4. Mica permalink
    17/11/2010 15:15

    FRANCISCOOOOOOO!
    Isso é foto que se poste num blog que se preze?
    E eu aqui me comportando… hunf!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      18/11/2010 22:44

      Mas, mas, mas… não fui eu 😛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: