Pular para o conteúdo

Lazio

09/11/2010

Dedicado ao chefe Gian Oddi, fã de carteirinha da Lazio
—————————————————————————————————————————————————-

Como um grande fã da série Fifa nos videogames, acho muito legal o trabalho que vem sendo feito nos “extras” do jogo nos últimos anos. As trilhas sonoras, por exemplo, ficam melhores a cada lançamento. Mas falta algo que só me lembro de ter visto no Fifa 2006: um selecionado de 10 golaços feito pelos programadores (embalada pela sensacional “Black and White Town”, do Doves).

Se você viu essas pinturas de Ronaldinho Gaúcho, Eric Cantona, Pedro Pauleta, Dennis Bergkamp, entre outras feras, peço atenção a um dos gols em especial: o “chute-tesoura” do italiano Paolo Di Canio (esse gol aqui, no caso). Foi depois de ver esse gol que fiquei interessado pela história deste polêmico atacante romano, ídolo na Inglaterra e na Escócia, além de sua terra natal.

Di Canio é uma especie de Edmundo italiano. Entre belas jogadas, golaços, brigas e confusões, ficou famoso por comemorar seus tentos fazendo a famosa saudação fascista para a torcida ultra da Società Sportiva Lazio (como você pode ver aqui e aqui), tradicional clube romano que é tema deste post. Ninguém lembra, porém, que ele ganhou o prêmio Fair Play da Fifa em 2001, após se recusar a marcar um gol depois de perceber que o goleiro adversário estava lesionado.

Essa figuraça vestiu como sua segunda pele a bela camisa azul-celeste da Lazio, e é com ela que ficamos agora.

O time romano é bicampeão italiano, além de penta da Copa da Itália. Na atual temporada (2010/11) vem fazendo uma campanha que tem animado seus fanáticos torcedores

Camisa comprada a preço promocional no sempre bom Só Futebol Brasil. Aproveitei pra pesonalizar a peça com nome e número de outro ídolo do clube: o atacante Tommaso Rocchi, quinto maior artilheiro da história da Lazio.

O clube romano tem vários sul-americanos em seu elenco, como os brasileiros Hernanes e André Dias (o "Sapão", ex-zagueiro do São Paulo), os argentinos Cristian Ledesma (meio-campista) e Mauro Zárate (atacante) e o goleiro uruguaio Muslera

A Lazio aposentou sua camisa 12, para homenagear a torcida (a 12ª jogadora em campo). Nenhum jogador, portanto, pode levar o número 12 às costas. Vários outros clubes, como Flamengo e Fenerbahçe-TUR, prestaram homenagens semelhantes a seus fãs

Uma das coisas que vale a pena mostrar da Lazio é a águia Olimpia, que voa pelo estádio olímpico de Roma antes das partidas do clube. A figura da ave também faz parte do distintivo do time romano, como você pode ver acima.

Para encerrar, vale lembrar também o último scudetto conquistado pelo time azul-celeste, na temporada 1999/00, num timaço que tinha várias feras da América do Sul, como o argentino Verón e o chileno Salas. Nesse vídeo aqui dá pra ver todos os gols que levaram o time ao título, conquistado apenas na última rodada – a Lazio foi campeã com apenas um ponto de vantagem sobre a Juventus (72 a 71).

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

7 Comentários leave one →
  1. Gian permalink
    11/11/2010 10:09

    ó, vale lembrar também que no ano seguinte, quem tirou o scudetto da camisa da lazio foi justamente a arquirrival roma. informação relevante, não? : P
    abraço!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      13/11/2010 14:27

      Hehehehe essas rivalidades!

  2. Mica permalink
    14/11/2010 9:43

    Quero um post dedicado a mim!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      14/11/2010 12:58

      Hehehehe sem ciuminho! Vou fazer um especial pra você, da camisa do Sevilla! Coloquei até pra lavar!

  3. Mica permalink
    16/11/2010 14:08

    Por favor, né!

  4. goulart permalink
    25/11/2010 15:24

    kkkkkk CADE O POST DA MICA????

    outra coisa, essa água Olimpia é boa de beber?

    (fazia tempo que não dava as caras por aqui…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: