Eslovênia
Muitas seleções nacionais usam uniformes “nada a ver” com as cores da bandeira nacional. Os casos mais clássicos são a Itália (bandeira / camisa) e a Holanda (bandeira / camisa), mas têm outras trocentas que seguem a mesma linha. Cada uma tem sua explicação. Na maior parte dos casos, é a cor da casa real do país que vai na camisa da seleção nacional.
Um país, no entanto, mudou as regras do jogo: a Eslovênia. Enquanto sua bandeira nacional leva os tradicionais azul, branco e vermelho, a federação de futebol do país decidiu que a seleção iria jogar de verde e branco. A explicação? São as cores da capital Ljubljana, a “Cidade dos Dragões”, e também do NK Olimpija, um dos times da cidade (o escudo é muito legal).
Pô, sacanagem com os moradores de outros lugares. No Brasil isso nem ia ter problemas, já que a bandeira de Brasília é verde e amarela também. Mas eu não gostaria de ver a seleção brasileira jogando com as cores de São Paulo, por exemplo. Nem com as cores de um outro time qualquer, um rubro-negro, por exemplo. Apesar dos pesares, acho essa camisa da Eslovênia “estilo Charlie Brown” muito legal. Veja abaixo.

Reconhecida em 1991 pela Fifa, quando o país tornou-se independente, a Eslovênia já esteve em uma Eurocopa (2000) e duas Copas do Mundo (2002 e 2010)
Camisa trazida diretamente de Ljubljana (que tem fama de realmente ter dragões) pela mamãe Marlise. Ainda vou visitar a Eslovênia para ver um clássico entre o NK Olimpija e Maribor. Nem sei se é clássico, na verdade. É que só conheço esses dois times, mesmo =)

A Seleção Eslovena tem como maior goleada em seu currículo um 7 x 0 fora de casa contra o Omã, em 1999. O maior caminhão de gols já sofrido foi contra a França, em 2002: 0 x 5

A equipe nacional acaba de ganhar casa nova: inaugurado em agosto de 2010, em Ljubljana, o estádio Stozice é agora o lar da Eslovênia. Com capacidade para 16000 torcedores, também é o novo campo do NK Olimpija
Um dos grandes momentos da história da jovem seleção (é mais nova que eu =P) foi a classificação na repescagem para a Copa do Mundo 2010, contra a Rússia. Em Moscou, o time da casa venceu por 2 x1 (veja os melhores momentos). A glória veio na partida de volta. Jogando no estádio Stozice lotado, os eslovenos venceram por 1 x 0 (veja o gol, com narração local) e foram à África do Sul.
No Mundial, os europeus participaram de um jogo muito legal contra os Estados Unidos, uma das melhores partidas da primeira fase. Depois de abrir 2 x 0, a Eslovênia permitiu o empate dos ianques e ainda levou a virada, mas o gol foi anulado de forma muito estranha. Relembre aqui o 2 x 2.
E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!
Desculpa, mas não gostei dessa camisa…
Parece ataque cardíaco
Eu gosto! mas não é um ataque cardíaco, é o Charlie Brown!
Eu tenho a de 2002, que também era no estilo Charlie Brown. Você tem muitas camisas interessantes em sua coleção. Parabéns!
Po, uma das melhores da Copa, gosto muito dessa.
Engraçado, a maioria das pessoas que me viu usando essa camisa achou ela bem feia… Eu, no entanto, gostei bastante!
Um abraço