Pular para o conteúdo

Eslovênia

05/10/2010

Muitas seleções nacionais usam uniformes “nada a ver” com as cores da bandeira nacional. Os casos mais clássicos são a Itália (bandeira / camisa) e a Holanda (bandeira / camisa), mas têm outras trocentas que seguem a mesma linha. Cada uma tem sua explicação. Na maior parte dos casos, é a cor da casa real do país que vai na camisa da seleção nacional.

Um país, no entanto, mudou as regras do jogo: a Eslovênia. Enquanto sua bandeira nacional leva os tradicionais azul, branco e vermelho, a federação de futebol do país decidiu que a seleção iria jogar de verde e branco. A explicação? São as cores da capital Ljubljana, a “Cidade dos Dragões”, e também do NK Olimpija, um dos times da cidade (o escudo é muito legal).

Pô, sacanagem com os moradores de outros lugares. No Brasil isso nem ia ter problemas, já que a bandeira de Brasília é verde e amarela também. Mas eu não gostaria de ver a seleção brasileira jogando com as cores de São Paulo, por exemplo. Nem com as cores de um outro time qualquer, um rubro-negro, por exemplo. Apesar dos pesares, acho essa camisa da Eslovênia “estilo Charlie Brown” muito legal. Veja abaixo.

Reconhecida em 1991 pela Fifa, quando o país tornou-se independente, a Eslovênia já esteve em uma Eurocopa (2000) e duas Copas do Mundo (2002 e 2010)

Camisa trazida diretamente de Ljubljana (que tem fama de realmente ter dragões) pela mamãe Marlise. Ainda vou visitar a Eslovênia para ver um clássico entre o NK Olimpija e Maribor. Nem sei se é clássico, na verdade. É que só conheço esses dois times, mesmo =)

A Seleção Eslovena tem como maior goleada em seu currículo um 7 x 0 fora de casa contra o Omã, em 1999. O maior caminhão de gols já sofrido foi contra a França, em 2002: 0 x 5

A equipe nacional acaba de ganhar casa nova: inaugurado em agosto de 2010, em Ljubljana, o estádio Stozice é agora o lar da Eslovênia. Com capacidade para 16000 torcedores, também é o novo campo do NK Olimpija

Um dos grandes momentos da história da jovem seleção (é mais nova que eu =P) foi a classificação na repescagem para a Copa do Mundo 2010, contra a Rússia. Em Moscou, o time da casa venceu por 2 x1 (veja os melhores momentos). A glória veio na partida de volta. Jogando no estádio Stozice lotado, os eslovenos venceram por 1 x 0  (veja o gol, com narração local) e foram à África do Sul.

No Mundial, os europeus participaram de um jogo muito legal contra os Estados Unidos, uma das melhores partidas da primeira fase. Depois de abrir 2 x 0, a Eslovênia permitiu o empate dos ianques e ainda levou a virada, mas o gol foi anulado de forma muito estranha. Relembre aqui o 2 x 2.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

5 Comentários leave one →
  1. Cristiano soares permalink
    07/10/2010 16:15

    Desculpa, mas não gostei dessa camisa…

    Parece ataque cardíaco

  2. Bili permalink
    07/10/2010 18:00

    Eu gosto! mas não é um ataque cardíaco, é o Charlie Brown!

  3. 10/10/2010 21:28

    Eu tenho a de 2002, que também era no estilo Charlie Brown. Você tem muitas camisas interessantes em sua coleção. Parabéns!

  4. Leo permalink
    10/02/2011 15:33

    Po, uma das melhores da Copa, gosto muito dessa.

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      13/02/2011 14:59

      Engraçado, a maioria das pessoas que me viu usando essa camisa achou ela bem feia… Eu, no entanto, gostei bastante!

      Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: