Siena
É incrível como alguns jogadores medianos conseguem ficar sempre com a camisa 10 do time. No Brasil temos vários exemplos: Marcinho (o “Bolota”, “Pebolim”) fracassou por todos os times que passou (exceto São Caetano), mas sempre levou às costas o número 10. Lúcio Flávio é outro que rodou muito pelo Brasil com a 10 – ele só se firmou mesmo no Botafogo. Tcheco só deixou saudades mesmo no Grêmio, porque já desgraçou muitas camisas 10 Brasil e mundo afora.
No estrangeiro, lembro-me de um exemplo bem claro de “eterno 10”: o italiano Enrico Chiesa. Ele sempre foi uma promessa. Teve boas passagens por vários clubes, como Sampdoria, Parma, Fiorentina e Lazio, mas nunca chegou a se firmar em nenhum deles – muito por causa de suas constantes contusões.
Muitos o chamam até mesmo de “craque”, com o argumento de que ele chegou à seleção italiana e disputou Copa do Mundo. Mas aí vos lembro de Afonso Alves, que também chegou à seleção de seu país (para nossa infelicidade, o Brasil) e de Anderson Polga, que disputou Copa e foi até campeão, veja só!
No ocaso de sua carreira, Chiesa teve longa passagem pela Associazione Calcio Siena, tema deste post. E adivinha que camisa ele usou? É só olhar aí embaixo!

Apesar dos 106 anos de história, a Siena é um time sem grandes conquistas: ganhou apenas as séries C e D do calcio, uma vez cada
Mais uma das pérolas encontradas na loja de esportes atrás do Duomo de Milão, na Itália. E o mais legal era que, comprando camisas da Umbro, ganhava de brinde o calção do time.

No último campeonato, os torcedores da Siena tiveram mais uma frustração: o time ficou em penúltimo e vai disputar a segundona na temporada 2010/11

Curiosamente, o estádio da Siena tem o mesmo nome do campo da Fiorentina: ambos se chamam Artemio Franchi, em homenagem ao lendário cartola italiano
Dois ídolos recentes da Siena chamam a atenção. O primeiro é o “craque” Rodrigo Taddei. Chutado do Palmeiras, ele foi para a Itália e jogou muito pela Siena, chamando a atenção da Roma, que o contratou.
O segundo é Massimo Maccarone (tem piada mais pronta que um italiano chamado Maccarone?). O carequinha é bom de bola e foi responsável pelo melhor jogo da Siena no último campeonato italiano: uma derrota vendida cara por 4 x 3 para a Inter de Milão (que seria campeã ao fim do certame), na casa do adversário. Nesse dia, a Siena jogou como nunca… e perdeu como sempre. Veja os gols de Maccarone aqui (primeiro) e aqui (segundo).
E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!
Feliz dia dos namorados!!
=D
fala kk!cada vez mais legal esse site,parabéns pelo excelente trabalho.mas aproveito o cometário pra te convidar a dar uma passada no lucasegatto.zip.net eu também tenho blog e tento escrever sobre esporte e outras coisas.dá uma opinião lá,estou comentando todos os jogos da copa.
abraçp
Fala, Lucão! Valeu pela visita! Comentei lá no bloggeral!
Aquele abraço!
Você esquece de mencionar o Caetano Dallora, camisa 10 -arrobas (dizem que ele dá whisky pro cartola Almeida em troca da numeração, outros dizem que é outra coisa..)
Sou um relapso! Como fui esquecer do maior 10 que já vi jogar (entenda como quiser)? Até hoje lembro do Caetano com a camisa agarradinha do Inimigos do Olympique. Que curvas!
Obrigada por ser o único comentarista do DC!
Tatiana Santos virou sua fã!
E com a Copa vc tem que colocar uma camisa do Brasil no blog, vai!
Que jeito? Não tenho camisa da seleção =P
inveja é foda… fui o 10 em TODOS os times que passei.. foi o almeida q pediu para entrar no meu time..
depois mando as fotos com as camisas dos clubes pelos quais passei… tdas 10…
Na minha seleção de todos os tempos, você é o 10, Caeta!
Pra mim Pedro é um invejoso, ja que nem pra uma 2 fase da Copa Sabin conseguiu passar na vida
Breno obeso, pra você o que é a copa sabin? Pra mim é um campeonato roubado que o PC inventou pra dar emprego pro Claudinho. Esse professor medíocre de E.fisica acha que é o João Havelange, fica inventando regras e expulsando pessoas de caráter como o Caxa Dagua, por atitudes legítimas e corajosas durante o certame. Além disso, ele beneficia os times em que ele pratica sapunheta para seus jogadores. Não há credibilidade nenhuma, fui roubado em todas as participações, desde o tempo de Chinês até de Paraguai. Espero, de coração, que além da segunda fase da copa sabin você também consiga a segunda fase da unaerp, já que da fuvest vai ser um pouco mais difícil.
Grande abraço, seu gordo.
Fatality
Quem teve pior desempenho na Copa Sabin: Breno na Argentina ou Gordolart no Chineis?
Eu com 7 destaques em todo o campeonato com certeza fui melhor
Depois que o Maurício ganhou destaque esse critério perder toda a sua força numa avaliação…
Tive uns 8, por ai…mas como quem avaliava era o graxa – ex-presidiario, nao da nem pra contar
Da hora era o Goulart saindo da meta e partindo para o ataque tabelando com Waldecir nos jogos do Paraguai!
Bons tempos aqueles que eu conseguia correr a quadra toda sem cansar =/
Cara, acho que tu errou o placar do jogo, se eu não me engano foi 4 x3 para a Inter de Milão de virada.
Corrigido! Valeu o toque! Volte sempre!
é uma das camisas mais bonitas do mundo pena que o time não é bom o suficiente para honra-la
Já viu o modelo novo, da Kappa? É bem legal também!
Volte sempre!