Pular para o conteúdo

Sochaux

04/06/2010

Engraçado o destino de algumas “feras” boleiras do Brasil. É um tal de pereba ir parar na Ásia (lembram do Denílson no Hai Phong, do Vietnã?), perna-de-pau ganhar uns petrodólares no Oriente Médio (como o Pinga no Al-Gharafa, a maior piada-pronta da história do futebol), brucutu indo desbravar o soccer na Austrália (mito Amaral, ídolo do Perth Glory), e por aí vai.

Mas, vez ou outra, sempre acabamos surpreendidos novamente.

Alguém se lembra do Carlão, volante de extrema categoria revelado pelo Corinthians e com participação decisiva no saudoso rebaixamento do Timão em 2007? Pois é, a fera está desfilando seu futebol no Football Club Sochaux-Montbéliard, da França. Incrível o que um olheiro caolho e um bom empresário são capazes de armar, não é? Vide Doni na Roma.

O fato é que o Sochaux, tema deste post, não é muito bom de contratações (quase contratou Betão, o Eterno, em 2007, mas desistiu) e por pouco não foi rebaixado no último campeonato francês, terminando em 16º entre 20 times. Tenho certeza que Carlão teve participação decisiva nessa campanha!

O Sochaux é um de algumas glórias no passado: foi bi francês, tri da Copa da França, tetra da Copa da Liga e tetra segundona

Camisa comprada em Paris, numa loja que lembrava a Decathlon (dessas que vendem de tudo, desde barracas de acampamento até caneleira). Incrível como italianos e franceses gostam de colocar cor de rosa nos uniformes de futebol. Mas até que com preto fica legal.

O time foi fundado em 1928 e três anos depois construiu na cidade de Montbéliard seu estádio próprio, o simpático Auguste Bonal, com capacidade para 20000 torcedores confortavelmente acomodados

Um brasileiro que teve passagem destacada por este clube francês foi o atacante Francileudo da Silva; naturalizado tunisiano, ele representou o Sochaux na Copa do Mundo 2002, mas não marcou nenhum gol

O último título do Sochaux foi a Copa da França de 2007. Em uma decisão emocionante contra o Olympique de Marseille no Stade de France, empate por 1 x 1 no tempo normal, 2 x 2 na prorrogação e vitória do Sochaux nos pênaltis. Veja os gols aqui e as cobranças de pênalti aqui.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

9 Comentários leave one →
  1. 05/06/2010 0:02

    Coronel, o senhor está errado. O Carlão não teve participação ativa no rebaixamento de 2007. Ele pode até ter feito parte, mas não tão ativamente assim.

    Ele começou a ser realmente aproveitado pelo Mano Menezes em 2008 (e fazia participações até que aceitáveis). Quando ele saiu, estava bem, inclusive entrando como titular em alguns jogos da campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil.

    O que você não falou, foi que o Betão Maneirada, esse sim, participante ATIVO do rebaixamento, foi contratado pelo Sochaux e todos já davam graças a deus que o traste estava saindo. Quando menos percebemos, cá estava ele de novo, pois o zagueiro “não passou nos exames físicos”, um eufemismo para o fato de que os caras perceberam o quão ruim ele era.

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      05/06/2010 2:24

      Então a Fiel está esperando o retorno de Carlão, que vai chegar de helicóptero no Parque São Jorge no dia 12/6?

      • Renato De Santino permalink
        05/06/2010 13:20

        Veja bem… não é pra tanto…

      • Francisco De Laurentiis permalink*
        05/06/2010 17:07

        Mas o Savóia já confirmou a contratação, corroborada pela CNN

  2. Goulart permalink
    07/06/2010 21:47

    Coloca uma camisa da região da Andaluzia?

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      09/06/2010 15:00

      Vou colocar uma camisa em homenagem às sereias de Santos, que tal? Meu amigo Neymar falou de uma que é um show!

  3. 07/06/2010 23:10

    KK terá várias camisas da região da Andaluzia quando for me visitar!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      09/06/2010 14:57

      Oba! Vou ganhar de presente?

      • Goulart permalink
        10/06/2010 11:46

        Eu já até sei qual vai ser o presente..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: