Pular para o conteúdo

Cobreloa

19/05/2010

No desértico norte do Chile, na cidade de Calama, surgiu o Club de Deportes Cobreloa. Fundado em 1977 e famoso por sua camisa laranja vibrante, o clube chegou rapidamente à primeira divisão chilena. A ascenção meteórica teve seu auge em 1981 e 1982, quando o time chegou a duas finais de Copa Libertadores. Na primeira chance, vendeu caro o título para o Flamengo de Zico, Adílio, Andrade, Nunes e tantos outros craques. Já no ano seguinte, também lutou bravamente, mas foi vice do poderoso Peñarol.

O grande destaque desse forte time do Cobreloa era um zagueiro. Mario Soto era daqueles que não brincava em campo. Na segunda partida da decisão contra o Flamengo (vitória dos chilenos por 1 x 0, em Santiago), os jogadores cariocas acusaram o defensor de jogar com pedras nas mãos. Até hoje ninguém sabe explicar como Soto não foi expulso daquele jogo, depois de agredir os flamenguistas um a um durante toda a partida.

Na terceira e última partida da série decisiva de 1981, aconteceu outro lance marcante. O técnico Paulo César Carpeggiani, do Flamengo, resolveu promover uma vendetta contra Mario Soto. Ele chamou o reserva Anselmo e mandou ele entrar em campo simplesmente para dar um soco no chileno. Dito e feito: soco na cara, expulsão e confusão generalizada. No final das contas, o Mengo foi campeão. Mas o zagueirão do Cobreloa virou um mito no futebol, sendo lembrado até hoje por sua “classe”.

Ah, quase esqueci: ele também é o atual treinador do Cobreloa! 

Em 33 anos de história, o vitorioso clube foi oito vezes campeão chileno, ganhou uma Copa do Chile e foi bi-vice da Libertadores

Peça trazida pela minha fiel escudeira Lise, em recente viagem ao Chi-chi-chi-le-le-le. Sou grande fã de camisas sem patrocínio, e essa em especial está demais. Apesar de nova, já ganhou o status de uma das minhas favoritas da coleção.

Quem for a Calama, recomendo visitar o estádio Municipal, com suas tradicionais arquibancadas de madeira. É incrível o trabalho de irrigação que os caras fazem pra deixar a grama verdinha em pleno deserto.

Desde que subiu à primeira divisão, no ano seguinte à sua fundação, o Cobreloa nunca foi rebaixado para a segundona

Falei, falei, falei dos jogos entre Flamengo e Cobreloa, mas não mostrei nada de “concreto”. Pois aqui estão os vídeos: Flamengo 2 x 1 Cobreloa (Maracanã) – infelizmente, só os gols do Mengo, mas pelo menos é com narração do Galvão; Cobreloa 1 x0 Flamengo (Nacional de Santiago) – sensacional narração em espanhol; Flamengo 2 x 0 Cobreloa (Centenário, em Montevidéu).

Também teve o Cobreloa 0 x 1 Peñarol (Nacional de Santiago), o segundo jogo da final de 1982, com gol dos uruguaios no último minuto da partida.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

12 Comentários leave one →
  1. 20/05/2010 1:48

    Você é meu ídolo: trabalha (mais do que o obrigatório), faz trabalhos de faculdade (inclusive em nome dos outros), troca figurinhas da Copa, socorre o irmão quando há imprevistos, compra os suprimentos para a casa, vê jogos de futebol, viaja todo final de semana para ver a namorada e ainda atualiza o blog! =P

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      20/05/2010 8:07

      E nem te falei do meu segundo emprego… atualmente, frito batatas numa lanchonete do Brooklin…

  2. André permalink
    20/05/2010 22:52

    camisa da hr essa…vou ver se consigo achar esse ano….kk, posta alguma inedita da Europa…tipo um time da terceira da italia…etc…

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      20/05/2010 23:24

      Caramba, você leu meu pensamento! Enquanto você comentava, eu estava terminando o post do Brescia! Dá uma olhada lá!

  3. Goulart permalink
    20/05/2010 23:37

    Se o Caixa Dagua tivesse nascido antes eu teria certeza que ele era fonte inspiradora desse mario…já do Danilo não tem como negar

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      20/05/2010 23:40

      Se o Caxa foi a inspiração para o Mario Soto, eu diria que fui a inspiração para o Zico

      • Goulart permalink
        20/05/2010 23:41

        ahahaha

        faz-me-rir, kkBAÑAS!

      • Francisco De Laurentiis permalink*
        20/05/2010 23:41

        Você deve ter sido a inspiração para o Washington, ou para o Robert

  4. Fabio Morais permalink
    18/06/2010 14:52

    Francisco, a camisa tem patrocínio sim, esse Entel perto da gola é da empresa de telecomunicações chilena

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      18/06/2010 15:37

      Valeu, Fábio! Eu vi os da Entel, é que faltou escrever que a camisa não tinha patrocínio bem no meio, ali no peito/barriga! Abraço e volte sempre!

  5. Marcelo permalink
    29/12/2010 0:02

    Esse é meu time, eu sou de Calama..

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      10/01/2011 20:24

      Gostei muito de Calama, inclusive visitei o estádio do Cobreloa e tudo! É uma das minhas camisas favoritas, a cor laranja é muito bonita!

      Um abraço e volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: