Argentinos Juniors
Depois de ver a grande atuação do Messi contra o Arsenal (fez os 4 da goleada do Barcelona sobre os ingleses na Champions League), lembrei-me de uma ótima matéria do fera Alexandre Lozetti, repórter do Lance.
Nela, somos apresentados ao argentino Ernesto Vecchio. Morador da linda cidade de Rosario, ele é mecânico e treinador de futebol das categorias de base do Newell’s Old Boys nas horas vagas (sem cobrar nada por isso). Foi Vecchio quem descobriu Lionel Messi, com 8 anos de idade, nas canchas de base do clube rubro-negro (leia a matéria na íntegra aqui).
Pouca gente sabe que La Pulga (como Messi é conhecido) foi revelado no Newell’s. Parece que ele sempre jogou no Barcelona. Caso semelhante acontece com Diego Armando Maradona, o segundo maior jogador de futebol da história. Dieguito fez sua estréia profissional pela Asociación Atlética Argentinos Juniors, em 20 de outubro de 1976. Ele saiu do banco vestindo a camisa 16, e entrou no segundo tempo da derrota de sua equipe contra o Talleres.
Esse time possui tradição de revelar jogadores. Dos campos de La Paternal, bairro de Buenos Aires onde fica o clube, saíram caras como Juan Román Riquelme, Juan Pablo Sorín, Esteban Cambiasso e Fernando Redondo, só para citar alguns. Só que esses jogadores não possuem identificação nenhuma com o time, pois saíram de lá muito cedo. Ou vai dizer que você não achava que o Riquelme era cria do Boca?
Mas o fato é que Los Bichos Colorados, como a equipe é conhecida, tem muita tradição e história.

Dê uma lida no lema do clube, escrito no centro do escudo. Maradona não seguiu muito bem a lição, não é mesmo?
Quem trouxe a camisa de Buenos Aires pelo grande Fitão, meu pai, o cara que teve a paciência de esperar eu ir atrás de várias camisas da coleção. Um detalhe legal da camisa é o tal do bicho colorado, símbolo do time, na manga direita.

Apesar de não ter muitos títulos (só foi campeão argentino uma vez, por exemplo), o clube possui 105 anos de história e uma torcida fiel

A idolatria por Dieguito é tão grande que o time remodelou seu estádio e o rebatizou: desde 2003, chama-se estádio Diego Armando Maradona
A maior glória do Argentinos Juniors foi a conquista da Copa Libertadores de 1985, vencendo o América de Cali (COL) nos pênaltis.
O título só veio depois de um jogo extra (1 x 1), disputado em Asunción (capital del Paraguai), após uma vitória por 1 x 0 em casa e uma derrota por 0 x 1 fora nas partidas anteriores. Veja imagens da conquista aqui (o Bicho Colorado jogava de branco, na ocasião).
No Mundial Interclubes daquele ano, o time de Buenos Aires enfrentou a forte equipe da Juventus (ITA). Jogou bravamente e empatou por 2 x 2, com os italianos igualando apenas no final do segundo tempo, mas foi derrotado nas penalidades – veja imagens do jogo aqui.
E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!
bela camisa…so nao comprei esse ano pq os caras meteram a faca…220 pesos….agora Cambiasso é um grande enganador hein…meu deus…
É, a inflação lá não tá fácil mesmo… da próxima vez que eu for lá pra Bs.As., o objetivo é 1) Banfield 2) Chacarita Jrs 3) Lanús 4) Ferro Carril Oeste
comprei a do ferro…é da hr….a do banfield e do lanus tavam caras tbm pelas ultimas campanhas ne