Skip to content

Olimpia

25/03/2010

A Copa Libertadores da América já teve vários times “inesperados” na final. Em 1975, el mundo viu a Unión Española (CHI) disputar o título contra o tradicional Independiente (ARG) – maior vencedor da competição, com 7 títulos. Na final de 1998, o Vasco da Gama, em seu ano de centenário, mediu forças contra o “gigante” Barcelona de Guayaquil (EQU). Isso só para citar dois casos.

A maior surpresa numa decisão, no entanto, foi o São Caetano, finalista de 2002. Na época, o clube tinha apenas 13 anos de existência, mas havia montado um belo time, com caras que hoje são famosos (como Marcos Senna, volante do Villareal e da seleção espanhola, e Brandão, atacante do Olympique de Marselha). O time do ABC, porém, manteve sua fama de vice e perdeu para o Club Olimpia (time mais vitorioso do Paraguai e tema deste post).

A derrota não foi tanto por demérito do Azulão, mas por mérito do Rey de Copas de Asunción. Depois de perder no Defensores del Chaco por 0 x 1, o time alvinegro venceu por 1 x 2 (de virada) no Pacaembu e levou a taça nas penalidades. Lembro de assistir a final pela TV e ficar inconformado com a derrota do São Caetano, mas ao mesmo tempo me impressionei com a grandeza e a tradição do Olimpia.

Fundado em 1902 pelo holandês William Paats, o clube tem 107 anos de muitas glórias, com 30 títulos do campeonato paraguaio

Camisa comprada em uma tarde quente em Asunción, capital del Paraguai. A Kappa, àquele tempo fornecedora tanto do Cerro Porteño quanto do Olimpia, havia lançado esses modelos supporter (sem o tradicional tecido “agarradinho”) mais baratos para que os torcedores comprassem os produtos oficiais dos clubes, uma vez que o país guaraní é muito pobre e poucos torcedores têm condições de pagar por uma camisa oficial.

No plantel alvinegro, destaque para o brasileiro Makanaki, ex-Santo André e 3 de Febrero (PAR)

Como a camisa faz questão de ressaltar, o clube é tri da Libertadores: além do título de 2002, venceu o Boca Juniors na final de 1979 e Barcelona de Guayaquil na de 1990

Além dos títulos continentais, o Olimpia faturou o Mundial Interclubes  em 1979, vencendo o Malmö FF (SUE) tanto fora (0 x 1) quanto em casa (2 x 1). Clique aqui e veja os gols do Rey de Copas da segunda partida, além da comemoração pelo único título mundial de clubes de um time do Paraguai. No Mundial Interclubes de 2002, torci muito para o Olimpia contra o Real Madrid, mas os paraguaios perderam muitos gols e acabaram perdendo por 2 x 0 para um timaço dos merengues (relembre aqui).

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. goulart permalink
    25/03/2010 15:57

    Se eu não gostar da camisa eu não mando comentário?

  2. 27/03/2010 16:08

    Lindíssima, e esse detalhe das taças Libertadores MEU DEUS, sensacionais.

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      27/03/2010 19:31

      Achei muito legal também. Fora que é uma baita provocação para os torcedores do Cerro Porteño, que nunca ganhou a Libertadores!

  3. 29/03/2010 22:51

    SUCK BRANDON! LULA CORNO!

    • Francisco De Laurentiis permalink*
      29/03/2010 22:52

      SUBVERSÃO NA FACULDADE DOS BOY!

  4. jose carlos permalink
    03/08/2010 20:12

    hola nde olimpista puto sabias que son unos par de estupidos aka el ciclon es tu papa todo salto del guaira son el ciclon

    AGUANTE CERRO CARAJO

  5. Alex permalink
    17/02/2011 14:42

    A camisa branca clássica do Olimpia nos últimos anos é uma das mais belas.

    Ao contrário do rival Cerro, o Olimpia tornou-se um clube de tradição e de chegada nas competições sulamericanas, mas quem deveria ter ido a final da LA em 2002 era o Grêmio, garfado pelo juizinho maricón argentino. Não que sairiamos com a taça, até por que naquela época o azulão do ABC dava de relho (batia) direto no tricolor, como dizem aqui no sul kkk.

    Abraço

  6. Edu Romero Guillen permalink
    08/03/2011 14:35

    Excelente e bem detalhada materia. Dale, dale ‘O’ !!

Trackbacks

  1. Emelec « Que camisa é essa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: