Pular para o conteúdo

Borussia Dortmund

08/11/2010

Acho uma baita duma bobagem essa história de torcer pra time europeu. Tá cheio de molecada por aí falando que torce pro Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Barcelona, Milan, Arsenal, blá, blá, blá e mimimi. Pô, como é que pode torcer pra um time que está a um oceano de distância? Torcedor de TV Esporte Interativo não vale! 

Não torço pra nenhum time de outro país. Mas tenho simpatia por algumas equipes, principalmente se gosto do uniforme. Ter simpatia é diferente de torcer. Se um time pelo qual tenho simpatia perder, às vezes não fico nem sabendo. Se fico, não muda nada no meu dia.

Esse é o caso do Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund, mais conhecido como Borussia Dortmund. Tenho simpatia por esse time alemão por diversos motivos.

Ele era uma das grandes forças do maior jogo virtual de todos os tempos: o Elifoot 98 (relembre), sempre com os gols de Andreas Möller. Tem um distintivo animal, além de um uniforme muito bonito. Ademais, tem uma torcida de respeito (com cerca de 74.600 torcedores/jogo, é a segunda maior média de público da Europa, atrás apenas do Manchester United).

Aproveitando o bom momento do time, que lidera bem o Alemão 2010/11, lanço aqui a camisa do Borussia Dortmund, um time simpático.

Fundado em 1909, o centenário time já ganhou vários títulos importantes, como seis nacionais, uma Liga dos Campeões e um Mundial

Essa camisa foi um presentaço do meu pai, que a trouxe diretamente da loja oficial do Borussia Dortmund, no Westfalenstadion (ou Signal Iduna Park), o famoso estádio do time (veja aqui o caldeirão). Junto com ela, trouxe toda a sorte de brindes, como o chocolate oficial do time, a bolsa térmica oficial, etc.

Entre os destaques do elenco, vale a pena citar o jovem polonês Jakub Błaszczykowski, que por ter um nome muito complicado, teve que começar a ser chamado pelo apelido "Kuba"

Apesar do calor da torcida, o Borussia tornou-se um clube de meio de tabela nos últimos anos. Mas neste temporada, com uma equipe jovem e aguerrida, parece que vai levar a Bundesliga

O time amarelo e preto de Dortmund protagonizou uma das mais emocionantes decisões de Liga dos Campeões da Europa da história.

Em 1997, a equipe de Matthias Sammer, Andreas Möller, Karl-Heinz Riedle e Stéphane Chapuisat disputou a final contra o timaço da Juventus, com Didier Deschamps, Zinedine Zidane, Christian Vieri e o então jovem e Alessandro Del Piero, no estádio olímpico de Munique.

O 3 x 1 para o Borussia você confere clicando aqui. O vídeo é longo, mas vale a pena ver em ação dois timaços brigando pela taça mais cobiçada da Europa. E também o golaço de letra de Del Piero.

E aí, gostou da camisa? Deixe um comentário!

16 Comentários leave one →
  1. 12/11/2010 23:41

    Belo post! Soube deste blog através do meu parça Mário André, dono do blog do alemão! Muito legal ter falado deste gigante que é o Borussia Dortmund.

    Só discordo com você na parte inicial, embora concordo q tem muito modinha torcendo pra time da europa, alguns então nem se fale, pois torcem apenas pra time europeu.
    E, claro q eu como fanático São-paulino e torcedor do time da minha cidade (São Bernardo FC), também sou louco pelo Borussia. Mas isso não foi bobeira não!

    Desde que conheci o time em 2003, esse amor cresceu como se não houvesse oceanos a nos separar. Meu maior sonho é ir ao Westfalenstadion! Esse time é maravilhoso, sou apaixonado pelo Dortmund! E tenha certeza de que nessa temporada, a Bundesliga já é nossa!

    Parabéns pelo blog, sehr gut!!!
    Abraçooo, tschusss!!!!

    • Francisco De Laurentiis Link Permanente*
      13/11/2010 14:28

      Ir ao Westfalenstadion deve ser muito legal, mesmo! Está entre um dos objetivos da minha vida!

      Valeu pelo comentário! Volte sempre!

      Abs

  2. Marco Dias Link Permanente
    13/11/2010 22:20

    Legal. Eu sou palmeirense, mas como admirador do futebol tenho meu time preferido em cada grande centro futebolístico (Itália, Inglaterra, França, Argentina, Espanha e Alemanha), e na Alemanha sou Borussia.

    Confesso que passei a gostar do clube pelos mesmos motivos que você: distintivo, camisa e torcida.

    Abraços.

    • Francisco De Laurentiis Link Permanente*
      14/11/2010 12:59

      Também admiro diversos times por aí afora, como o Fulham (Inglaterra) e o Catania (Itália), mas não me digo “torcedor” dessas equipes!

      Valeu pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

      Abraço

  3. 18/11/2010 22:42

    E os gols de Polenta Cremosa e Dennis de Oliveira, você não comenta?

    • Francisco De Laurentiis Link Permanente*
      18/11/2010 22:44

      Grande P. Cremosa! Se estivesse com a 9 da seleção, não tinhamos perdido pra Argentina!

  4. Leivanira Link Permanente
    15/12/2010 16:45

    Não só gostei da camisa como comprei uma para mim, em minha viagem para a Alemanha, em março deste ano.

    O Signal Iduna é incrível e ver tudo aquilo de perto é uma sensação indescritível.

    Parabéns pelo presente e, da próxima, compre a torradeira do clube. Ela deixa o símbolo que vc tanto gosta “estampado” no pão de forma. Show de bola!

    • Francisco De Laurentiis Link Permanente*
      15/12/2010 17:10

      Ótima dica! Vou dar a dica ao Mário, do Blog do Alemão, para sortear uma, que tal?

      Volte sempre!

      • Leivanira Link Permanente
        15/12/2010 22:59

        hahahhaa mas vou exigir os créditos pela ideia.. =)

  5. 10/02/2011 14:31

    Borussia Dortmund, simplesmente o melhor da Alemanha, em minha opinião. Claro, o Bayern München é o maior, com mais títulos, mas a atmosfera que envolve o BVB é inigualável. Sobre a camisa, nem preciso falar muito, belíssima. HEJA BVB!

  6. Roberto Malato Link Permanente
    17/12/2011 15:22

    Legal o post, descobri porque tava pesquisando a camisa da temporada atual. Aliás, eu nunca tive uma camisa de nenhum time atual, exceto as do Flamengo quando garoto (hoje tenho 38 anos).

    Minha simpatia pelo Borussia vem do início da década de 90, quando a tv cultura transmitia ao vivo os jogos no final de semana, eu não perdia nenhum. Jogavam o super Chapuisat, Möller, Matthias Sammer, Klos e Reinhardt. Esse time é inesquecível, jogavam muito, passes perfeitos, velocidade e conjunto.

    Mesmo diante de um Bayer de Munique poderoso com Helmer, Nerlinger, Kreuzer, Zieg e o ícone Lothar Matthäus, era impossível não perceber a qualidade de jogo do Borussia.

    Isso explica porque eu realmente gosto do Borussia e o post me fez recordar de uma época esquecida, parabéns!

    Abraços

  7. 09/04/2012 3:20

    Essa questao de torcer pra time de fora depende do caso. Tem gente q torce so por modismo. Mas eu por exemplo, que sou milanista de coração, desde de criança sempre torci para o milan e acompanhei os bons e os maus momentos do time. Portanto torço para o time tanto quanto alguem torce para um time brasileiro.

  8. KALIL MACEDO Link Permanente
    06/06/2012 15:47

    A MURALHA AMARELA DOS ALEMÃES TORCEDORES DO BORUSIA É INIGUALAVEL E EMOCIONATE

  9. 02/08/2012 6:03

    Excelente post, eu acabei virando torcedora do Borussia depois que li um post sobre o time no site do The Guardian, achei interessante, fui pesquisar a história do time, vi alguns vídeos e virei fã.

    O que mais me chamou a atenção e me fez admirar o time ainda mais foi a postura do presidente e de alguns dirigentes do Borussia durante o período nazista, eles se recusaram a aderir ao partido nazista, produziram panfletos anti-nazistas, por conta disso, infelizmente, acabaram sendo fuzilados; se opor a um regime desses não é para qualquer um, por isso e por causa da torcida, da camisa, do distintivo, enfim, por tudo isso, acabei me tornando torcedora desse time.

    Quanto à questão do torcedor/simpatizante, apesar de ser corinthiana, me considero torcedora do BVB também, mas não sou fanática como sou pelo Corinthians rs

    Enfim, parabéns pelo post e estou procurando desesperadamente um site CONFIÁVEL no qual eu possa comprar a minha camisa do BVB, se alguém souber de algum, por favor, me digam rs

    Abraços ;*

Trackbacks

  1. Prévia da 12ª rodada da Bundesliga | Blog do Alemão, por Mário André Monteiro - Bundesliga, Futebol na Alemanha e Nationalelf

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

